Nos EUA, Windows Phone 7 deverá ser exclusivo da AT&T, a mesma do iPhone

Posted on sábado, 2 de outubro de 2010 |

Por PC World/US

Publicada em 01 de outubro de 2010 às 18h49
Atualizada em 01 de outubro de 2010 às 20h09


A informação não foi confirmada, mas a escolha da maior provedora GSM americana condiz com a intenção da Microsoft de fazer um grande lançamento.

O Windows Phone 7, a nova plataforma para dispositivos móveis da Microsoft, deve chegar às lojas dos Estados Unidos em 8/11, e será vendido com exclusividade pela AT&T, segundo a reportagempublicada no Wall Street Journal. Embora não tenham sido confirmadas, as informações da matéria são similares às especulações anteriores a respeito da estratégia de lançamento do sistema.
A escolha da AT&T não é tão surpreendente, visto que, em fevereiro, a gigante dos softwares já havia sugerido que essa seria sua parceira no mercado americano. No entanto, a decisão causa estranhamento, já que a operadora também é a única a comercializar o iPhone. Portanto, os smartphones com Windows terão uma árdua tarefa em competir com o popular aparelho da Apple.
Por outro lado, a AT&T tem aprimorado a sua rede desde o ano passado e, recentemente, conseguiu uma honrosa primeira colocação no teste de conexão 3G da PC World americana. Ela também é a maior operadora GSM daquele país.
Segundo o Wall Street, por enquanto, só Samsung, LG e HTC já possuem celulares com o sistema – um aparelho cada empresa. Não está claro, entretanto, quais são as especificações desses dispositivos. Especula-se que o codinome do produto da HTC seja Mondrian; ele contaria com uma tela WVGA de 4,3 polegadas e processador Snapdragon de 1,3 GHz.
As vendas do Windows Phone 7 devem começar quase um mês depois de seu lançamento oficial, em 11/10, em Nova York. No começo, ele estará disponível só para a rede GSM. 
Cartada final
As expectativas que cercam o lançamento do Windows Phone 7 são enormes, e analistas acreditam que esta seja a última chance da Microsoft entrar na guerra dos dispositivos móveis. Segundo a Gartner, em pesquisa concluída ao final do segundo trimestre de 2010, a empresa conta com 5% de participação no mercado, ante 9,3% no mesmo período do ano passado. Nos Estados Unidos, no entanto, o defasado Windows Mobile ainda domina 19% dos smartphones, diz o estudo da Nielsen.

O maior desafio da Microsoft pode não ser o Windows Phone 7 em si, mas a tarefa de convencer desenvolvedores a criar aplicativos para ele. Para isso, pretende oferecer incentivos financeiros a quem construir programas para a plataforma. Em agosto, a empresa afirmou que as perspectivas eram otimistas, pois 300 mil downloads já haviam sido feitos de sua ferramenta, ainda em fase de testes, criada para ajudar os usuários no desenvolvimento de softwares para a nova plataforma.
(Ian Paul)

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